Related Posts

Exame de Covid-19 com monitoramento de saúde auxilia empresas offshore

Exame de Covid-19 com monitoramento de saúde auxilia empresas offshore

As empresas offshore prestam serviços essenciais à sociedade e, por isso, não interromperam as atividades com a chegada do surto de Covid-19 no país. A continuidade das ações em meio à pandemia requer uma série de rígidos cuidados com a saúde dos trabalhadores devido às características da atividade e da normatização do setor.

Um protocolo emitido pela Anvisa em maio de 2020 lista os procedimentos para embarque e desembarque nas embarcações e plataformas. Entre as orientações, consta o monitoramento da saúde dos tripulantes a ser realizado por profissionais de saúde responsáveis pelo acompanhamento à distância de forma remota (por meio de teleconsulta) dos trabalhadores.

Para otimizar o tempo e os esforços das empresas offshore no combate ao novo Coronavírus, a Sciencelabs disponibiliza o Programa Volta à Empresa sem Covid-19. Nele, é possível realizar uma triagem com exames, check-in diário de saúde e telemonitoramento de todos os tripulantes via aplicativo no celular.

Este telemonitoramento da tripulação tem relação com um dos pontos destacados no protocolo. A Anvisa definiu que as informações sobre forma e local de quarentena devem estar sempre disponíveis às autoridades sanitárias quando solicitado. O item evidencia o que tem sido um desafio para o segmento: monitorar diariamente a mobilidade dos trabalhadores e associá-las aos requisitos de rastreabilidade de forma ágil e eficiente.

A praticidade do acompanhamento por aplicativo insere mais confiança, rastreabilidade e agilidade na tomada de decisões da empresa, contribuindo para evitar possíveis transmissões da doença e evidenciar ações com mais credibilidade.

Telemonitoramento de saúde antes, durante e depois do embarque

O Programa Volta à Empresa sem Covid-19 é completo para o rastreamento de trabalhadores nas fases assintomática, pré-sintomática e sintomática da doença. Ele permite o monitoramento de cada funcionário na quarentena pré-embarque, durante o embarque (inclusive na suspeita do contágio a bordo) e no desembarque.

Além do check-in diário e telemonitoramento do trabalhador, o Programa utiliza os exames RT-PCR (considerado método ouro, ou seja, o mais confiável pela comunidade científica) e o teste sorológico IgG para compor o perfil epidemiológico do grupo avaliado.

Para combater a doença, é preciso adotar iniciativas rígidas de prevenção e contingência do vírus. Os benefícios e facilidades do Programa somados às ações da empresa em prol dos trabalhadores irão assegurar um ambiente protegido de contaminação. As medidas de controle devem oferecer um ambiente seguro para que os profissionais consigam desenvolver o trabalho emocionalmente e fisicamente bem.

A Sciencelabs pode te ajudar. Fale conosco e saiba mais sobre as possibilidades para sua empresa.

Iniciar conversa
Precisa de Ajuda?