Related Posts

Exame para Covid-19: Saiba quando e qual teste fazer

A maneira mais adequada para confirmar a infecção pelo vírus da Covid-19 é por meio da testagem laboratorial. Existem diferentes tipos de exames indicados para o diagnóstico da doença. Cada um deles é ideal para uma situação específica. Por isso, é comum que surjam dúvidas relacionadas a qual teste é o mais adequado para diferentes cenários.

Os exames laboratoriais auxiliam no diagnóstico, mas a interpretação dos resultados deverá ser feita por um médico, que será o responsável por orientar e acompanhar a evolução dos sintomas do paciente. O resultado somado à avaliação do profissional é a melhor forma de saber se uma pessoa foi infectada pelo novo coronavírus.

Os testes mais comuns para a detecção da Covid-19 são o RT- PCR (Biologia Molecular) e a Sorologia. A Biologia Molecular confirma a presença do vírus SARS-CoV2 usando um pedaço do código genético para identificá-lo. A Sorologia mostra se houve contato com o vírus, pois mede a resposta imunológica (IgA/IgG/IgM/Anticorpos Totais).

Exames indicados para Covid-19 e quando fazer

É preciso saber qual exame o paciente deve realizar para ter as informações corretas sobre seu estado de saúde. No caso do RT-PCR, os materiais mais coletados para o exame são retirados da garganta e/ou do nariz. O exame sorológico é realizado por meio da coleta de sangue venoso e também não exige jejum ou quaisquer preparos especiais.

  • Se estiver com sintomas de Covid-19

A chamada metodologia “padrão-ouro”, capaz de detectar a presença do vírus nos pacientes, é a Biologia Molecular (RT-PCR). A coleta é feita por profissionais capacitados com a utilização de swabs (popularmente conhecidos como cotonetes), que colhem secreções da garganta e/ou das narinas. Em ambientes hospitalares, pode ser utilizada secreção do pulmão, o que aumenta a assertividade do teste.

Por meio dessa técnica, detecta-se o material genético do vírus na amostra do paciente. O exame é recomendado para o diagnóstico de Covid-19 em pessoas com sintomas e pode detectar a presença do vírus em média até o décimo dia após o início dos sintomas.

  • Se precisar fazer exame de Covid-19 para viajar ao exterior

O RT-PCR é o exame exigido para quem precisa viajar ao exterior. Ele é solicitado pela maior parte dos países por ser considerado o mais confiável pela comunidade científica. Geralmente é preciso apresentar a comprovação do teste com resultado negativo realizado nas últimas 72 horas antes do embarque, mas dependendo do país de destino, os prazos variam de 48 a 96 horas.

  • Se foi exposto ao vírus ou teve contato com infectados por Covid-19

Para os casos de exposição ao vírus ou contato com uma pessoa infectada, o ideal é observar o aparecimento de sintomas, tais como: tosse, febre, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, perda de olfato (anosmia), alteração do paladar (ageusia), distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia), cansaço (astenia), diminuição do apetite (hiporexia) e dispneia (falta de ar). A doença às vezes demora a se manifestar e o tempo pode variar de 2 a 14 dias. Em alguns casos, pode nem apresentar sintomas (assintomáticos).

Nesses casos é indicado o exame RT-PCR, a ser realizado entre o terceiro e décimo dia após o período de exposição ou contato, para detectar a presença do vírus. No entanto, devido ao tempo de manifestação da doença, é preciso continuar acompanhando os sintomas e, após o décimo dia, realizar o exame sorológico.

  • Se deseja saber se já foi infectado pela Covid-19

A sorologia é o segundo mais utilizado. O teste imunológico é capaz de detectar os níveis de anticorpos em amostra de sangue após uma infecção ou contato com o vírus. É aconselhado para pacientes a partir do décimo dia após o início dos sintomas, tempo que leva para os anticorpos começarem a ser produzidos. Os testes sorológicos realizados por automação são os mais indicados, pois são mais precisos e confiáveis em relação ao teste rápido.

Para entender melhor qual exame é o mais indicado para cada situação, confira a imagem abaixo:

Exame para Covid-19

Sem sintomas

person

Deseja saber se já foi infectado pelo vírus

seta-unica
Sorologia (Anticorpos IgG)
A partir do décimo dia após o início dos sintomas

Sem sintomas

face

Esteve em situação de exposição ao vírus ou contato com infectado

seta-dupla
RT-PCRSorologia (Anticorpos IgG)
Entre o 3º e 10º dia após a exposição/ contatoA partir do décimo dia após a exposição/ contato

Com sintomas

fever

Tosse, Febre, Coriza, Dor de garganta, Dificuldade para respirar, Perda de olfato (anosmia), Alteração do paladar (ageusia), Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia), Cansaço (astenia), Diminuição do apetite (hiporexia), Dispneia ( falta de ar)

seta-unica
RT-PCR
Até o décimo dia após o início dos sintomas.

O exame deu positivo para Covid-19. E agora?

Se o exame tiver um resultado positivo, é essencial seguir a orientação de um médico. Só ele pode definir qual é o melhor tratamento para cada situação. Muitos casos são assintomáticos ou apresentam sintomas de leves a moderados. Mas, ainda assim, é necessário manter o isolamento domiciliar.

Nos casos graves, os sintomas passam a ser severos e muitas vezes chegam a afetar mais de 50% do pulmão, o que pode ocasionar insuficiência respiratória e a necessidade do uso de ventilação mecânica em uma unidade de tratamento intensiva (UTI).

Em caso de positivo, todo o grupo familiar ou pessoas que tiveram contato com o infectante devem observar a presença dos sintomas. É importante lembrar que o resultado positivo do exame para Covid-19 não significa que agora o paciente está imunizado para a doença e pode voltar à normalidade.

O fato de já ter sido infectado e ter desenvolvido os anticorpos não significa que a pessoa deixa de correr ou oferecer riscos a quem está à sua volta. Por ser uma doença relativamente nova, estudos ainda estão sendo realizados. Nesse período todo cuidado é pouco: mantenha o uso da máscara, o distanciamento social e a higiene frequente das mãos.

Onde fazer o teste de Covid-19?

Na Sciencelabs – laboratório especializado em análises clínicas com mais de 40 anos de experiência no apoio de exames laboratoriais – são oferecidos os exames mais seguros para a detecção do SARS-CoV2.

É possível fazer tanto o RT-PCR quanto a sorologia automatizada, e os exames podem ser feitos por meio do atendimento domiciliar ou pelo drive thru. Para tirar dúvidas e agendar o atendimento, entre em contato pelo WhatsApp de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 19h. Aos sábados, até as 12h.

Cuidar da sua saúde é nossa prioridade. Toda equipe recebe treinamento regularmente e segue todos os cuidados para a proteção do paciente. Os profissionais fazem o uso correto dos equipamentos de proteção individual (como luvas, máscara, touca e outros específicos para a função de cada funcionário), além de serem testados para a doença e terem acompanhamento de saúde constante.

Tem dúvidas sobre qual exame realizar ou gostaria de agendar um exame para Covid-19? Clique no botão abaixo e converse com nossos atendentes.

Iniciar conversa
Precisa de Ajuda?